segunda-feira, novembro 24, 2014

Coisas que Deus odeia


Por Renato Vargens



Antes que alguém fale que Deus é amor e que ele não odeia nada, consultemos as Escrituras e deixemos que ela nos esclareça sobre o assunto em questão.  

"Estas seis coisas o Senhor odeia, e a sétima a sua alma abomina: Olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, O coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, A testemunha falsa que profere mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos." (Provérbios 6:16-19) 

Pois bem, o texto que você acabou de ler é extremamente claro. Salomão de forma categórica afirma que o Senhor odeia seis comportamentos destintos e um ele abomina, senão vejamos:  

1- Deus odeia olhos altivos 

A Bíblia é  extremamente clara em afirmar que a soberba precede à ruína e a altivez de espírito a queda. (Provérbios 16:18) Afirma também que Deus resiste aos soberbos e dá graça aos humildes. (Tiago 4;06)  

2- Deus odeia a lingua mentirosa 

Veja por exemplo o que as Escrituras dizem sobre a mentira: “Os lábios mentirosos são abomináveis ao Senhor; mas os que praticam a verdade são o seu deleite”. Proverbios 12:22 

3-  Deus Odeia mãos que derramam sangue inocente 

O texto é extremamente elucidativo.  Deus odeia mãos que derramam sangue inocente.  Um claro exemplo disso é episódio ocorrido entre Caim e Abael.  Em Gn 4:8-10 encontramos o relato do primeiro homícidio e da indignação divina pelo crime cometido.  “Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.  Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão?  Respondeu ele: não sei; sou eu o guarda do meu irmão? E disse Deus: que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim deste a terra”. 

 4- Deus odeia o coração daqueles que maquinam projetos iniquos 

As Escrituras nos ensinam que “Abominação para o Senhor são os perversos de coração; mas os que são perfeitos em seu caminho são o seu deleite”. (Proverbios 11:20) 

 5-  Deus odeia os pés daqueles que se apressam a correr para o mal 

Por acaso você já se deu conta da existencia de pessoas que são rápidas em fazer o mal? Já percebeu que existem uma enorme quantidade de individuos que se regozija com o mal? Pois, Deus odeia os que agem desta maneira. 

 6-  Deus odeia a testemunha falsa que profere mentiras 

“A testemunha falsa não ficará impune; e o que profere mentiras não escapará”  Provérbios 19:05 

7-   Deus abomina aquele que semeia contenda entre os irmãos 

As Escrituras nos trazem muitos textos em que aprendemos claramente o quanto Deus odeia   aqueles que    fazem    o que   não    agrada   ao Senhor. Repare que as seis primeiras   afirmações      apontam exclusivamente para aquilo que Deus odeia, entretanto, o sétimo é terrível pelo fato da Bíblia afirmar que Deus ABOMINA àqueles que semeiam contenda entre os irmãos. 

Caro leitor, por favor responda sinceramente:  Será que você é daqueles que  semeia contendas? Será você um agente de confusão na igreja? De que maneira você tem se portado?  Como conciliador ou promotor de conflitos? A resposta a estas perguntas podem revelar muitas coisas, dentre estas a triste verdade de que você tem sido um agente do inferno promovendo o mal em sua comunidade local.

Pense nisso!

Renato Vargens
Anônimo disse...

Pastor...
Não quero citar nomes e nem pessoas. Mas, no caso de nos opormos a um ensino herético, ou até mesmo uma discriminação para com uns irmãos enquanto outros são ovacionados. Mas nos opondo sem escândalo, ou afronta, apenas calados demonstrado que não aprovamos tais atitudes! Estaríamos enquadrados no 7º quesito?

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only