sexta-feira, janeiro 29, 2016

Infantolatria facebookiana

Por Renato Vargens

A infantolatria é uma grave característica dos nossos dias.  Isto porque, em nome do amor pais tem colocado seus filhos no centro de tudo, o que se percebe nitidamente nas atividades cotidianas desenvolvidas pela família.

Nessa perspectiva, tornou-se comum os filhos escolherem o que e aonde comer, as músicas a serem ouvidas, os programas e os filmes a serem assistidos e muito mais.  Em resumo, em lares onde as crianças são paparicadas, elas é que comandam o que acontece e o que deixa de acontecer em casa. 

Talvez você esteja perguntando, mas o que isso tem a ver com o Facebook? Que relação existe entre a infantolatria e as Redes Sociais?

Nenhuma, respondo eu, todavia o Facebook denuncia a centralidade da criança na vida da família.  Ora, por favor, pare e pense, quantos não são os pais que diariamente publicam fotos enaltecendo seus pequenos reizinhos? 

Veja bem, claro que não existe nenhum problema em publicar fotos, contos e "causos" protagonizados pelos pequeninos, contudo, o que tenho visto nas Redes Sociais é uma super valorização das crianças, exaltando-as em todos os momentos, colocando-as assim num patamar quase que de infalibilidade.

Caro leitor, a infantolatria pode proporcionar problemas sérios aos seus filhos. Pais que fazem dos seus rebentos pequenos reis, tem dificuldade de impor limites. de frustar suas vontades e até mesmo , quando necessário,  exercer disciplina. 

Isto posto, concluo esse texto perguntando: Será que você tem feito do seu filho um pequeno rei? Será que você tem o tem colocado num patamar idolátrico? 

É pra pensar não é mesmo? Até porque, pequenos reis não tem suas vontades frustradas, nem tampouco são corrigidos por seus súditos.

Como costuma dizer um amigo, "equilíbrio é tudo de bom", portanto, celebre a vida, seus filhos e a família, mais, por favor, para o seu bem, e principalmente, o bem do seu filho, não o idolatre.

Pense nisso!

Renato Vargens


favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only