segunda-feira, junho 19, 2017

Mulheres, envelheçam em paz e tomem cuidado com a ditadura da beleza

Por Renato Vargens

Antes de qualquer coisa é preciso afirmar que não estou fazendo apologia ao desleixo. Muito pelo contrário, penso que toda mulher deva cuidar de si mesma, valorizando seu corpo, mente e emoções. Contudo, apesar dessa importante premissa, tenho um visto um número significativo de mulheres exagerando nessa perspectiva, tentando de todas as formas possíveis, manterem-se jovens, rejeitando com todas as suas forças, a ideia do envelhecimento. 

Ora, quem disse que envelhecer é ruim? Por acaso você já se deu conta que a beleza de uma mulher tem fases? Já percebeu que o amadurecimento físico e emocional é extremamente salutar? 

As Escrituras nos trazem inúmeros textos que tratam da dignidade do envelhecimento, dentre estes a as afirmações que a beleza dos jovens está na sua força; a glória dos idosos, nos seus cabelos brancos e que o cabelo grisalho é uma coroa de esplendor.  (Provérbios 16:31; 20:19)

Todos nós sabemos que o mundo possui um padrão de beleza e que exige das pessoas medidas  e aparência perfeitas. Todavia, as regras de beleza e padrão deste mundo sobre o que é belo,  saudável, e até mesmo moda, é completamente antagônico ao padrão de beleza revelado pelas Escrituras. 

Numa sociedade em que a juventude é cultuada, o padrão de beleza deste mundo caído são corpos perfeitos, moldados pela artificialidade, repletos de Botox, plásticas e roupas joviais. Nessa perspectiva, as mulheres querendo ser aceitas e amadas, tem rejeitado o amadurecimento, querendo de todas as formas possíveis parecerem  meninas "ad eternum". 

Para nossa tristeza, a relativização da beleza, das medidas corporais, da cor do cabelo e da ausência de rugas, tem  norteado o padrão de beleza do mundo, cujo filosofia reinante tem sido o hedonismo, o que por conseguinte tem levado inúmeras mulheres a um estado de escravidão moral e social. 

Lamentavelmente ao contrário que gostaríamos, vivemos numa sociedade que desvaloriza a maturidade, o envelhecimento, os cabelos brancos e as marcas do tempo, dizendo a todos quanto puder que envelhecer é ruim e desprezível. 

Diante do exposto elenco pelo menos três conselhos as mulheres cristãs:

1- Cuidem de si mesmas. Isso é importante, tratem de seus corpos, mas, não permitam ser vencidas pela ditadura da beleza e da juventude.

2- Aprendam a envelhecer. Sejam mulheres de fases, alguém que soube passar pela adolescência, juventude, e agora com equilíbrio sabe lidar com a maturidade.

3- Não queiram ser o que vocês não são. Sejam vocês mesmas e vivam os dias do amadurecimento para a glória de Deus.

Pense nisso!

Renato Vargens


favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only