segunda-feira, maio 14, 2018

13 motivos porque a igreja brasileira é uma das mais frágeis da história pós-reforma

Por Renato Vargens


É possível que alguns ao lerem o titulo deste post discordem dizendo: "O pastor Renato Vargens está errado, nunca tivemos tanta gente nas igrejas evangélicas brasileiras, como no nosso tempo." A estes eu respondo dizendo: Mas, desde quando números e quantidade de pessoas frequentando um culto aponta para uma igreja fiel a Deus e sua Palavra? 

Pois é, não dá para generalizar não é mesmo? Ainda que eu entenda que igrejas saudáveis atraiam pessoas aos seus cultos, (e que temos centenas delas no Brasil) considerar isso como prerrogativa a uma avivamento, por exemplo, é um grande equivoco.

Isto posto, elenco treze motivos porque acredito que a igreja brasileira é uma das mais frágeis da história pós-reforma:

1- A igreja brasileira é frágil porque possui pastores despreparados tanto bíblica como teologicamente. As estatísticas por exemplo aponta para o fato de que 50,66% dos pastores nunca leram a Bíblia toda. No que tange a teologia, a maioria esmagadora dos líderes evangélicos não sabem explicar doutrinas como: salvação pela graça mediante a fé em Cristo Jesus,  Justificação pela fé, A soberania de Deus e a responsabilidade humana, depravação total, eleição e muito mais. 

2- A igreja brasileira é frágil porque tem negligenciado o estudo bíblico e a escola bíblica.  Se olharmos para a maioria das igrejas brasileiras perceberemos nitidamente que a o estudo bíblico comum aos crentes em décadas passadas, foi substituído pelas campanhas de milagres. Ademais, a chamada Escola Bíblica Dominical foi negligenciada de tal forma que a maioria dos cristãos preferem ficar em suas casas a estudar a Bíblia em classes.

3- A igreja brasileira é frágil porque transformou sua liturgia outrora cristocêntrica, numa liturgia antropocêntrica. Infelizmente, o culto cristão tirou Deus do foco e colocou o homem no seu lugar, fazendo que a música, a oração, a leitura das Escrituras e principalmente a pregação da Palavra de Deus estejam focadas mo homem e não naquele que nos salvou. 

4- A igreja brasileira é frágil porque a música entoada em seus cultos é rasa, sem profundidade teológica, o que tem contribuído efetivamente com o surgimento de uma igreja idiotizada e alheia as verdades das Escrituras.

5- A igreja brasileira é frágil porque a forma com que lida com a membresia, bem como recebe novos membros na igreja local, está absolutamente descentralizada das Escrituras,

6- A igreja brasileira é frágil porque tem lidado de forma superficial com o pecado. Lamentavelmente em nome do "amor cristão", muitos tem feito vista grossa aos erros cometidos por seus membros, excluindo de sua prática e comportamento a disciplina cristã.

7- A igreja brasileira é frágil porque possui uma visão distorcida de quem as Escrituras revelam ser Deus.  Nessa perspectiva sua teontologia, cristologia e pneumatologia, além de antibíblicas estão fundamentadas muito mais em sentimentos e impressões do que na Palavra de Deus.

8- A igreja brasileira é frágil porque tem relativizado a ministração das ordenanças, batizando sem critérios aqueles que chegam, e ministrando a Ceia de qualquer forma a qualquer pessoa.

9- A igreja brasileira é frágil porque possui uma visão distorcida da criação do homem, sua queda, do pecado original, da ira de Deus e da justa condenação do pecado tornando-se por consequência semipelagiana. 

10- A igreja brasileira é frágil porque o seu foco não está glória de Deus, mas, efetivamente, na satisfação das necessidades humanas.

11- A igreja brasileira é frágil porque negligencia a oração. Os puritanos costumavam dizer que tentar fazer a obra de Deus sem oração é arrogância e pecado. De certa forma isso é o que tem sido feito por parte da igreja, que abandonou na esquina do esquecimento o salutar hábito de orar.

12- A igreja brasileira é frágil porque se transformou numa igreja pragmática.  Nessa perspectiva, em vez de fazer o que é certo, ela prefere fazer o que dá certo, jogando na lata do lixo valores, princípios e doutrinas cristãs.

13- A igreja brasileira é frágil porque em nome da contextualização optou pelo sincretismo negando assim verdades fundamentais a fé cristã.

Pense nisso!

Renato Vargens
Rosivaldo da Aguiar disse...

Concordo em género número e grau!!

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only