quarta-feira, outubro 21, 2009

Você já soube quem caiu?

Por Renato Vargens
É possível que ao ler titulo deste artigo, você tenha sido instigado a saber quem foi a pessoa que caiu em pecado. Na verdade, o fato de desejar ler esta matéria talvez esteja relacionado ao desejo de saber algo que ninguém sabe. Isto porque, à vontade em descobrir os dramas, quedas e dilemas das pessoas através das fofocas é algo inerente há natureza humana.

Segundo um estudo elaborado pela empresa de segurança McAfee os sites de fofoca são mais populares que os pornográficos.

Fofocar é desqualificar a vida alheia. Por favor, pare e pense: O que lhe é acrescentado através da fofoca? Para que falar aos quatro cantos que fulano é murmurador, que beltrano está endividado, que sicrana é invejosa ou que o irmão fulano de tal caiu? Ora, meu amigo, afirmo categoricamente que fofocar além de ser um grande desperdício de tempo, não contribui em nada para nosso bem-estar mental e espiritual, principalmente se o conteúdo da fofoca comprometer a vida pessoal, familiar e profissional da vítima.

Há pouco alguém me procurou com uma grande bomba dizendo: Pr. Renato você já soube da última do meio gospel? Soube quem caiu? Naquele instante fiquei incomodado com o prazer do irmão em espalhar a quantos pudesse a derrota de alguém. O fato em questão me fez lembrar a história das três peneiras:

"Augustus procurou Sócrates e disse-lhe:- Sócrates, preciso contar-lhe algo sobre alguém!
Você não imagina o que me contaram a respeito de...Nem chegou a terminar a frase, quando Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- Espere um pouco Augustus. O que vai me contar já passou pelo crivo das três peneiras?- Peneiras? Que peneiras?

- Sim. A primeira, Augustus, é a da VERDADE. Você tem certeza de que o que vai me contar é absolutamente verdadeiro?
- Não. Como posso saber? O que sei foi o que me contaram!
- Então suas palavras já vazaram a primeira peneira.

Vamos então para a segunda peneira: a BONDADE.

O que vai me contar, gostaria que os outros também dissessem a seu respeito?
- Não, Sócrates! Absolutamente, não!
- Então suas palavras vazaram, também, a segunda peneira.V

Vamos agora para a terceira peneira: a NECESSIDADE.

Você acha mesmo necessário contar-me esse fato, ou mesmo passá-lo adiante? Resolve alguma coisa? Ajuda alguém? Melhora alguma coisa?

- Não, Sócrates.. Passando pelo crivo das três peneiras, compreendi que nada me resta do que iria contar.

E Sócrates sorrindo concluiu:

- Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, quanto você e os outros iremos nos beneficiar. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e fomentar a discórdia entre irmãos. Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz!
Da próxima vez que ouvir algo, antes de ceder ao impulso de passá-lo adiante, submeta-o ao crivo das três peneiras porque:

Pessoas sábias falam sobre idéias;
Pessoas comuns falam sobre coisas;
Pessoas medíocres falam sobre pessoas."


E você tem vocação para fofoqueiro?

Pense nisso!

Renato Vargens
Anônimo disse...

Não só costuma da umas escorregadelas com faço questão de postar em meu blog. E não estou ak dizendo ser a mas honesta cidadã do mundo. Apenas tenho pavor dos crentes sherlocks, eles são um terrorismo então antes que me achem me entrego. rsrss a paz

Gilbert Raposo disse...

A natureza humana é falivel e má, vejo isso em minhas crianças na aula de Judô que ministro, quando uma delas faz alguma coisa diferente, logo aparece um dedinho para apontar o erro da outra, e eu digo-lhes que fofoca já é feio para mulher e que para homem então pior é, mas não tem jeito não, poucos são os que vibram com o sucesso do outro, poucos são os que estendem a mão para quem tropeçou, poucos dão uma palavra de insentivo, muitos põem palavras docês em seus lábios mas seus corações fervem de amargura.
ainda bem que o SENHOR é misericordioso e conhece nossa estrutura.
Obrigado, DEUS.
Gilbert Raposo, um aprendiz em Cristo Jesus.

augusto elias disse...

Pastor
Todos os textos que o senhor escreveu foram ricos em informações combinado com inteligência , mas o "VOCÊ JÁ SOUBE QUEM CAIU ?" foi maravilhoso!!Uma coisa que eu não gosto é falar da vida alheia.Bom , eu sou Augusto e não Augustus rs..A fofoca gera felicidade para os que não estão em Cristo,essa é a grande verdade,isso com a desgaraça das pessoas que caíram,isso não é de Deus, até porque Jesus não teve o comportamento de um falador da vida alheia.São irmãos que não tem amor para com o próximo,pois o maior mandamento que Jesus nos deixou foi amar o próximo com a si mesmo.Não suporto isso,detesto,odeio fofoca,não gosto!!!!!É preciso falar mais sobre isso e principalmente para aqueles que PENSAM QUE ANDAM NA LUZ E FAZENDO O BEM PARA O IRMÃO!!A MAIORIA ESTÃO ERRADOS E PARA OCULTAR OU TENTAR OCULTAR OS PRÓPIOS ERROS,ATÉ PORQUE DE DEUS NÃO PODE ESCONDER AS FALAHAS ,OPTAM PARA FALAR DO PRÓXIMO,raça de víboras!!!

Alex Malta Raposo disse...

Querido irmão,

Parabéns pelo belíssimo texto e pelo blog, como sempre, muito abençoador. Forte abraço.

alexmaltta.blogspot.com
Evangelho da Graça

Anônimo disse...

Hum...desculpe...mas vou fofocar em meu blog esse post...rsrs

Quando adolescente, achei que um dia iam me esquecer...quando jovem, continuaram...agora casada e com filhos...as línguas estão por aí..perseguindo-os...

Meu Deus!
Esse mal não acaba nunca.
Parece que não lêm o livro de Tiago.
Parece que quando odiamos fofoca...aí que o diabo fica furioso nessa área, contra nossas vidas!
Abraço e Deus te abençoe!!!

Anônimo disse...

É prazeroso ler um post tão edificante como este!

Shaloom!

Hugo Ferreira disse...

Ótimo post,a fofoca só traz divisão para o meio da Igreja de Cristo,isso não presta,isso é uma praga,e Deus detesta divisão,no tempo de Moisés,alguns camaradas rebeldes queriam com suas rebeldias,dividir o povo de DEUS,contra Moisés,esses foram:Corá,Datã e Abirão,o final dessa rebeldia e início de divisão,muitos sabem o que aconteceu,mas para quem não sabe,esses três rebeldes,foram engolidos vivos pela terra abaixo de seus pés,só para mostrar o quanto o Senhor abomina a fofoca,isso traz muita divisão,e como traz.

Jackson leandro Siqueira disse...

Ótimo comentário , infelizmente pessoas procuram falar o que não edifica e esquece de falar dentro da palavra ou o pior fica com meia história , pra mim atitude de fofoqueiro sem coragem o que é pior ainda , se eu não preciso saber , não me conte e nõ fique com uma ou meia fofoca

Anônimo disse...

Ah se todos pudessem ver como é o demônio da maledicência....
ele tem o semblante de uma pessoa legal, amigável mas como é irritante.
E não sai fácil não pois o povo dá brecha demais.
Shalom

favourite category

...
ministério pastoral

Whatsapp Button works on Mobile Device only